Alimentos Funcionais
Alimentos funcionais aprimoram qualidades de alimentos naturais
Os
Com a industrialização de processos, embalagens e transporte de alimentos para consumidores, surgiu uma preocupação sobre a qualidade dos produtos. A partir de 1970, então, esses estudos sobre alimentos funcionais partiram para a questão da segurança sobre esses produtos. Esse estudo em 1993 foi realizado no Japão, sob o nome de Foshu (Food for Specific Health Use).
Mercado para alimentos funcionais cresce no Brasil
O evento VitaFoods, que ocorreu em março de 2013, trouxe ao Brasil tendências de alimentos de interesse da população como chocolate com colágeno, chicletes que tiram vontade de comer doces etc. São alimentos funcionais, bebidas funcionais, suplementos dietéticos e outros produtos que vão além dos naturais e colaboram para a alimentação da população.
O importante para os alimentos funcionais é seu armazenamento, tanto antes como depois das vendas, Lugares secos, arejados e distantes de luz solar são os melhores para guardá-los. Vegetais devem ser mantidos em refrigeração, dentro de sacos plásticos. Antes de serem liberados para consumo, os produtos são registrados no Ministério da Saúde.
Alimentos funcionais possuem efeitos mais efetivos que alimentos comuns
Por conta dessa industrialização de produtos comuns, que muitas vezes passam por agrotóxicos para seu desenvolvimento, os alimentos perdem grande parte de seu valor nutricional, sendo necessário um consumo em grande quantidade destes para obter o efeito esperado destes. Com os alimentos funcionais, isto não ocorre.
No entanto, deve-se atentar à alimentação diversificada. Independente das modificações realizadas nos produtos funcionais, eles possuem aspectos específicos. Por exemplo, o leite enriquecido com ômega 3 não é necessariamente melhor que ingerir leite comum e peixe. O peixe, além de rico em ômega 3 possui outras qualidades nutricionais. É necessário prestar a devida atenção para poder consumir todos os componentes de vitaminas, sais minerais, carboidratos necessários.
Outro ponto a ser destacado sobre alimentos funcionais é o valor financeiro. Por passar por processos de enriquecimento e maior segurança de produção, eles tendem a ser mais caros que os alimentos comuns. Isso torna ainda mais necessário prestar atenção ao que há de mais importante em consumir alimentos funcionais ou não.
Ainda no que diz respeito ao valor financeiro, os alimentos funcionais não são encontrados em qualquer lugar. Apenas algumas redes de supermercados e lojas especializadas fornecem essa opção de produtos. Esse serviço especializado também faz parte dos preços mais altos a serem pagos.
Estilo de vida saudável continua sendo importante
Consumir alimentos funcionais, pode parecer saudável a primeira vista, e realmente é. No entanto, apenas seu consumo limitado não basta para a saúde do corpo humano. Continuar com uma alimentação variada, independente dos alimentos serem ou não modificados, praticar esportes, manter horários de sono e alimentação regulares continuam sendo de importância insubstituível para a prevenção de doenças e o bom funcionamento do corpo.