Agências de Turismo
Agências de turismo são empresas que intermedeiam as relações entre seus clientes e prestadores de serviços turísticos, como companhias aéreas, hotéis, cruzeiros marítimos, entre outros. As agências também podem ser consideradas produtoras de serviços, por muitas vezes montarem pacotes ao gosto do cliente ou criarem outros serviços por conta própria e vendê-los.
O que são e para que servem as agências de turismo
Entre as principais funções exercidas por uma agência de turismo estão venda de passagens de meios de transporte, como navios, ônibus e aviões, organização, promoção e execução de viagens dos mais diversos tipos, como de lazer, corporativas ou para intercâmbio, prestação de serviços de guia, informações para viajantes e intérpretes e prestação de serviços especializados, estes variáveis de acordo com cada agência.
Estudiosos da área classificam as agências de turismo em três tipos considerando-se o mercado no qual elas estão inseridas. Entre eles estão as agências de turismo receptivo, que em suma organizam viagens para turistas nacionais e estrangeiros, agências de turismo emissivo, responsáveis por organizar e gerenciar viagens por meio de outras agências e agências de turismo nacional, que se caracterizam por oferecer serviços turísticos para a população do país em que estão inseridas.
De acordo com historiadores, a primeira agência de turismo a funcionar no Brasil foi a Companhia Geral do Comércio do Brasil, que não possui histórico oficial de quando começou a operar. No início do século vinte foi fundada a primeira agência de turismo do Rio de Janeiro, que comercializava principalmente passagens de navio e trem.
Agências de turismo e a internet
Apesar de a internet ter diminuído, pelo menos em parte, a importância das agências de turismo, visto que agora, com apenas algumas pesquisas, os consumidores são capazes de comprar passagens, reservar hotéis e programar a viagem como um todo, algumas empresas estão atentas a este novo paradigma e têm centrado muitos serviços na internet, garantindo assim que os clientes tenham autonomia para organizar suas viagens por conta própria, mas com auxílio dos operadores de turismo, o que torna a viagem mais segura e agradável.
Outras empresas, que anteriormente nada tinham a ver com turismo, também enxergaram um grande potencial da web e agora oferecem serviços turísticos em suas páginas da internet. Há exemplos dos mais variados, mas os mais emblemáticos são Submarino e Saraiva, que contam com sistemas para compra de passagens e reserva de hotéis em seus sites.
Agências de turismo brasileiras
O Brasil conta atualmente com milhares de agências de turismo. Porém, uma se destaca neste cenário por estar inserida no mercado há bastante tempo e por oferecer serviços de alta qualidade para seus clientes, a CVC.
A agência de viagens CVC foi criada em 1972 na cidade de Santo André. Em pouco tempo, por conta da qualidade e diversificação dos serviços, a CVC conquistou diversos clientes e não parou mais de crescer. Atualmente ela é reconhecida por suas excursões muitíssimo bem organizadas, por seus funcionários simpáticos e eficazes e também por ter sido uma das primeiras agências a instalarem lojas em shopping s e hipermercados e a parcelar viagens em até dez vezes.
Vídeo Agência de Turismo
Confira um vídeo sobre cuidados para se abrir uma agência de turismo