Anemia Falciforme

links patrocinados

Anemia Falciforme

Anemia Falciforme

Existem vários tipos de anemia e que caracterizam de forma diferente e que podem ser causados por fatores externos ou ser uma doença hereditária. O diagnóstico preciso e rápido faz com que o tratamento seja eficiente sem causar muitos transtornos e sofrimento ao paciente. Muitos dos casos de anemias podem ser tratados em casa, com eventuais e periódicas idas ao médico para monitoramento. Um dos tipos conhecidos, mas ainda sem grandes avanço quanto à cura é a anemia falciforme

Um tipo mais raro de anemia de vínculo hereditário predominante em pessoas negras, porém, não se descarta a possibilidade de indivíduos brancos nascerem a doença. A anemia falciforme é uma variação e mutação genética dos glóbulos vermelhos que alteram sua forma, ficando semelhante a uma foice por isso ‘falciforme’, de modo a dificultar a passagem de oxigênio no sangue.

A doença é transmitida por ambos os pais, em caso em que apenas um dos pais tenham a doença há grande chance dos filhos nascerem com a doença, porém, não a desenvolverem, podendo repassar para seu filhos e assim sucessivamente.

Sintomas e diagnósticos

Anemia

Os sintomas que os portadores da anemia falciforme apresentam são: dores musculares, fadiga, palidez, cálculos biliares, tendência em adquirirem infecções, constantes e longas feridas na pele, problemas neurológicos e cardiovasculares e retardo de crescimento. Ao apresentar um desses sintomas é imprescindível que levem o paciente ao médico para que possa ser feito um diagnóstico preciso através de exames de sangue que constarão a anemia falciforme. Para casos de pessoas adultas o nome específico do exame a ser realizado é: eletroforese de hemoglobina. Mas já no exame do pezinho, obrigatório para todas as crianças nascidas em território nacional, já é possível detectar a presença da doença, sendo assim, já criança já é encaminhada ao especialista que cuidará para que a doença não se desenvolva. Dessa forma a criança pode levar uma vida normal e saudável, com a anemia devidamente estabelecida e controlada.

Tratamento

Cuidados com Anemia

Não há um tratamento específico ainda para esse tipo de anemia, tão pouco a cura. O paciente deve fazer exames periódicos e acompanhamento de um especialista para que possa manter a doença sob controle, evitando assim crises e as constantes e dores provocadas pela falta de oxigenação no sangue.

Regular essa oxigenação é fundamental para que o paciente tenha uma vida normal e o mais saudável possível.

Dicas

O que e a Anemia Falciforme

É importantíssimo que o teste do pezinho seja feito ainda no hospital, para um diagnóstico eficaz. Qualquer leve sintoma que o paciente apresente deve ser encaminhado ao médico para que esse possa avaliar e indicar o melhor tratamento naquele momento. Muitas as crises podem ser tratadas com medicamentos simples e em casa, mas é bom não arriscar e nunca medicar um portador de anemia falciforme em indicação médica.

Tendo alguns desses cuidados e permanecer sempre alerta quanto a qualquer alteração física fica mais fácil evitar uma evolução maior da doença. A pessoa que nasce com esse tipo de anemia, assim como um diabético, tem que aprender a lidar e conviver com a doença por toda a vida zelando sempre para o seu bem estar.

Sintomas da Anemia Falciforme Anemia no corpo humano

Pesquisar