Como economizar
Economizar dinheiro sempre foi muito difícil para a maioria dos brasileiros. Talvez por falta de preparo ou pela falta de uma educação financeira efetiva, cultivada desde cedo.
Economizar, assim como qualquer hábito, exige esforço e determinação. Além disso, é preciso se organizar para que todas as contas do mês sejam pagas e ainda sobre algum valor.
Por que economizar
Quem economiza, sempre tem: este é um ditado antigo, mas que aponta para uma grande verdade – para quem não ganha um salário exorbitante ou para aqueles que possuem o desejo de adquirir um bem maior ou mais caro, é necessário rever as contas e cortar gastos.
Quando se gasta mais do que se ganha, a situação é ainda pior e insustentável. Economizar é sinônimo de tranquilidade. Mesmo que não se esteja economizando para um determinado fim, o dinheiro poupado representa o valor do trabalho e pode ser utilizado futuramente.
Economizando mais que dinheiro
Além disso, economizar não se aplica apenas ao dinheiro diretamente, mas aos recursos que você consome e que têm um impacto socioambiental. Paga-se pela energia que se consome, por exemplo, mas ao ser desperdiçada, mesmo que tenha sido paga, há um impacto bem maior, pois para produzi-la, vários recursos naturais foram gastos. Todos somos responsáveis pelo consumo excessivo dos recursos naturais. Nos últimos anos, as pessoas começaram a se mobilizar em função da sustentabilidade, mais ainda é só o começo.
Como economizar
Estas são algumas dicas para quem deseja (ou precisa) economizar:
- Assuma um compromisso consigo mesmo: é você que está no comando de suas finanças e se decidir economizar, tenha claro em sua mente a finalidade, o valor e o prazo deste processo.
- É muito difícil economizar dinheiro tendo dívidas ativas. Quite as dívidas mais altas ou as mais importantes antes de começar a economizar.
- Você não precisa comprar tudo o que vê: somos motivados pela mídia com ofertas e novidades ilimitadas. É importante avaliar se realmente o que se está comprando é necessário.
- Pague suas dívidas no início do mês e antes de gastar com qualquer outra coisa.
- Leia mais sobre investimentos – dinheiro investido pode render lucro e geralmente é mais difícil de ser gasto.
- Utilize mais dinheiro do que cartões ou cheques. Muitas pessoas têm problemas em se organizar com cartões de créditos. Neste caso, os deixe em casa e programe melhor quando e como usá-los.
- Substitua gastos recorrentes por coisas que você mesmo pode fazer: ao invés de pedir comida todos os dias ou almoçar fora, prefira comida caseira, ou se precisar pintar as paredes de casa, faça você mesmo, por exemplo.
- Estipule um valor mensal para ser poupado e o faça – se for difícil economizar R$ 100,00 durante o mês, tente economizar R$ 25,00 por semana. Assim é mais fácil de controlar.
Tenha uma vida mais simples
Economia é uma questão de atitude que tem muito a ver com simplicidade. Quando simplificamos nossa alimentação, nosso modo de vestir, nossas dívidas, nossos objetivos, o modo como nos relacionamos com as pessoas, enfim, a nossa vida, o peso das responsabilidades é bem menor e aprendemos a enxergar melhor nossos reais valores.