Perfil Profissional
Os perfis profissionais são identificados através das competências e habilidades dos trabalhadores, que desenvolvem certas características como sociabilidade, competitividade, dinamismo, criatividade entre outros. Os profissionais de liderança geralmente são os mais competitivos e possuem uma visão mais ampla das tarefas, já os profissionais criativos se destacam pela persuasão, pela sociabilidade e pelo bom humor. Há também os perfis profissionais que se destacam por sua capacidade de trabalhar em grupo, já outros desempenham melhor, tarefas que se utilizam da tecnologia. Enfim, para cada perfil profissional há uma tarefa diferente, na qual o profissional se destaca.
As empresas atualmente estão se diversificando e focando em profissionais que possuem pensamento rápido, reflexos precisos a respeito dos problemas e autonomia para tomar decisões. As tarefas necessitam cada vez mais de rapidez e direcionamento e os perfis profissionais antigos focados em hierarquias, já não são mais tão bem vindos uma vez que nem sempre o líder consegue solucionar todas as questões, sozinho. O conhecimento é um item imprescindível num cenário que se destaca pela tecnologia e pela modernidade.
O Profissional Desejado
O perfil profissional do século XXI precisa abranger inúmeras características como ética, agilidade, respeito aos colaboradores, respeito ao meio ambiente e a capacidade de saber se auto-liderar. Atualmente, tudo começa a partir do próprio profissional que precisa entender que a era da velocidade está em vigor, mas para que a produtividade realmente aconteça é necessário agir com cautela e com calma. Programando as tarefas e entendendo como se dá todo o cenário global, mesmo se esta empresa esteja localizada no Brasil e atenda somente requisitos nacionais, porque o mundo é um só hoje em dia e quem não sabe o que acontece lá fora provavelmente não saberá como agir aqui dentro.
Muitos profissionais se especializam, estudam e buscam conhecimentos acerca de todos os departamentos da empresa, mas se esquecem da parte emocional. O profissional qualificado é muito mais que uma máquina que desenvolve tarefas perfeitamente é também um ser humano que se não desenvolver tais tarefas com amor ao trabalho, aos colegas e a empresa não irá se destacar.
Perfis mecânicos foram abandonados há décadas, o que o mercado atualmente quer é perfis profissionais focados em desenvolver empatia e mais que isso, desenvolver tarefas que envolvam bom humor, coletividade, ética e respeito ao local de trabalho.
Capacitação
A capacitação profissional vai além dos cursos, graduações, experiências profissionais entre outros, a capacitação começa a partir de desenvolver no profissional habilidades que contribuam emocionalmente para a empresa, capacidades de interagir, de criar oportunidades, de inovar e adquirir conhecimento com cada erro e em cada tentativa.
O auto-desenvolvimento nunca foi tão requisitado como nos dias de hoje, promover a si mesmo uma renovação no conceito de liderar e ser liderado, desenvolver a política da boa vizinhança e criar um ambiente onde todos se sintam importantes. O perfil profissional do futuro é aquele que permite ao grupo uma troca, sem se importar com o grau de conhecimento ou de experiência do outro, o perfil profissional do futuro é aquele no qual todos procuram o bem da empresa, do meio ambiente e dos clientes.