Sintomas Rinite
Rinite é uma doença que causa a inflamação das mucosas do nariz. Ela pode ser alérgica ou provocada por inúmeros fatores, como resfriados, medicamentos e produtos químicos.
Alguns Sintomas da Rinite
Uma a quatro pessoas apresenta os sintomas de rinite. Se você acha que é uma delas, conheça aqui os principais sintomas dessa alergia: muitos espirros seguidos, principalmente pela manhã; dores de cabeça; nariz escorrendo ou obstruído, impedindo que seu olfato funcione corretamente; irritação e coceira no nariz, olhos e no céu da boca.
Se você apresenta alguns desses sintomas, a melhor opção é procurar um médico otorrinolaringologista para iniciar um tratamento para a rinite.
Mas enquanto isso, algumas atitudes podem melhorar seu estado de saúde. São elas: não fique em ambientes que tenham fumaça de cigarro ou cheiro de inseticida, tintas, perfumes, assim como em lugares muito poluídos.
Outra dica muito importante é limpar frequentemente os ambientes em que você mais fica. O quarto é um bom exemplo disso. Retire bichos de pelúcia, tapetes e outros objetos que possam acumular poeira; prefira cortinas e tapetes finos, que possam ser facilmente lavadas, assim como os edredons: eles precisam ser lavados com freqüência. E procure passar um pano úmido nos móveis e no chão diariamente e deixar sempre as janelas abertas, para arejar o ambiente. Essas pequenas medidas vão fazer com que você se sinta bem melhor.
Outros casos
Há situações em que a rinite é provocada não apenas por alergia ao pó. Há pessoas que apresentam esses sintomas em mudança de estações. Isso é especialmente comum no começo da primavera, quando o pólen das flores causa alergia a alguns indivíduos.
Em outros casos, a rinite aparece como alergia a outras coisas, como fumaça, cigarro, perfumes, produtos químicos e remédios. Se você nota que a cada vez que tem contato com algumas dessas coisas, começa a apresentar os sintomas citados, procure evitar de se expor por muito tempo a esses elementos.
Em outros casos, a rinite pode acometer o indivíduo como uma resposta a uma infecção por bactérias ou vírus. São casos mais raros e geralmente só são detectados com um diagnóstico médico.
Soluções
Mas drogarias comercializam sprays que, quando aplicados dentro do nariz, aliviam o desconforto provocado pela rinite. Converse com um otorrinolaringologista para avaliar a possibilidade de fazer uso desse tipo de medicamento.
Conjuntivite Bacteriana, Viral e Alérgica
Sobre a Conjuntivite Bacteriana, Viral e Alérgica
Quem é que nunca ficou com os olhos vermelhos, inchados e irritadiços? A conjuntivite é uma doença que pode ser pega sem ser percebida e é bastante comum. O que talvez não seja conhecido pela maioria é que existem três tipos de conjuntivite: viral, bacteriana e alérgica. Cada uma delas tem sua característica e deve ser tratada de maneira diferente.
A conjuntivite nada mais é do que uma inflamação na conjuntiva, a parte exterior do olho. Geralmente o que causa esta inflamação é uma infecção, que pode ser pega através de contágio, caso a conjuntivite seja bacteriana ou viral.
Conjuntivite Viral
Cada tipo de conjuntivite tem uma causa diferente. A viral pode ser espalhada pelo ar, pela fumaça ou algum tipo de meio aerossol. Outra causa da conjuntivite viral é o contato com vírus contagiosos, podendo ser, inclusive, alguns que causam a gripe.
Conjuntivite alérgica
Já a conjuntivite alérgica é causada, como o próprio nome afirma, por alguma substância que causou alergia no indivíduo. Pode ser um perfume, um cosmético, lente de contato com substâncias que não deveriam estar presentes, remédios, etc. Uma característica da conjuntivite alérgica é que ela costuma afetar ambos os olhos e trazer pálpebras inchadas.
Conjuntivite bacteriana
Por outro lado, a conjuntivite bacteriana é causada por uma bactéria, que pode vir da própria pele ou das vias respiratórias do sujeito. A infecção também pode advir do contato com um ambiente infectado ou outras pessoas que possuem a bactérias (daí o conselho de ficar longe de pessoas com conjuntivite e nunca coçar os olhos sem antes lavar as mãos). Maquiagem e cremes para o rosto também podem trazer bactérias que causam a conjuntivite bacteriana.
Sintomas da Conjuntivite Bacteriana, Viral e Alérgica
Em qualquer dos casos da conjuntivite, os sintomas geralmente são olhos avermelhados, inchados e irritadiços, causando lacrimejamento. Em alguns casos, pode trazer coceira.
O tratamento, por sua vez, depende do tipo de conjuntivite e a pessoa mais indicada para tratar é o médico oftalmologista. Mas, para conhecimento, no caso das conjuntivites alérgicas e virais, o jeito é fazer compressas com água fria e usar colírio lubrificante. No caso de conjuntivites bacterianas é necessário o uso de antibióticos.