Pressão Arterial
O que é pressão arterial
Pressão Arterial é a pressão exercida pelo sangue sobre as paredes arteriais quando passa por elas. Basicamente é determinada pelos batimentos cardíacos que precisam ser sincronizados para o bom funcionamento do sistema circulatório.
A pressão arterial é dividida em sistólica e diastólica: a primeira é a pressão máxima, quando o coração bombeia o sangue para todo o corpo; a segunda é a pressão arterial mínima, quando o coração ‘se enche’ novamente de sangue para depois rebombeá-lo.
Fato que justifica o resultado da medição da pressão em exames médicos com dois valores. O mais correto e que indica que o indivíduo está com sua pressão arterial ‘saudável’ é o valor de 120/80 mmHg, ou simplesmente 12 por 8. Este valor é considerado para adultos.
Problemas e doenças relacionadas com a pressão arterial
A disfunção na pressão arterial pode ocasionar diversos problemas e complicações no organismo humano, como a hipertensão arterial. A hipertensão arterial é caracterizada pelo aumento da pressão arterial a ponto de prejudicar o funcionamento de órgãos e estruturas vitais ao indivíduo.
Em alguns casos, a pressão arterial chega a aumentar tanto que as paredes dos vasos sanguíneos podem se romper, caracterizando aneurismas. Não confunda aneurismas com infarto. O infarto é causado pelo entupimento dos vasos e não pela sua ruptura.
Quando acontecem em vasos sanguíneos da cabeça, particularmente no cérebro, é caracterizado AVC, Aneurisma Vascular Cerebral. É o tipo mais comum de aneurisma fatal, pois acontece em vasos vitais para o funcionamento do cérebro, que são geralmente mais frágeis.
Há problemas de pressão arterial baixa também. E podem ser tão perigosos quanto a hipertensão, pois podem causar desmaios. Há casos em que a pessoa desmaia enquanto dirige, podendo ocasionar graves acidentes.
Como se prevenir dos problemas com pressão
Os principais causadores de problemas relacionados à pressão arterial são a obesidade, o alcoolismo, o cigarro, a falta de prática de exercícios físicos e má alimentação. A hipertensão também pode causa infartos e outros problemas relacionados à circulação sanguínea.
Por isso, manter uma alimentação saudável, realizar consultas periódicas para medição da pressão arterial, sempre praticar exercícios físicos e manter uma vida social saudável ajudam no controle da pressão.
Infelizmente, os problemas com pressão arterial podem ser causados por fatores genéticos, que nós não podemos controlar. Neste caso, o importante é tentar evitar ao máximo situações que podem agravar o problema. Manter os hábitos sempre saudáveis irá manter a pressão sob controle.
Tratamentos contra a hipertensão
Caso você tenha problemas com pressão arterial há várias dicas e métodos para combater o problema e amenizar seus sintomas. Caminhar; evitar o consumo de sal e café, que possuem substâncias que aumentam a pressão; evitar o fumo excessivo e comidas gordurosas são alguns procedimentos que podem ajudar no combate a hipertensão.
Caso seja necessária a utilização de medicação, os mais indicados são os diuréticos, os betabloqueadores e os dilatadores de vasos sanguíneos.
O importante é levar a vida normalmente e da forma mais saudável possível. Hipertensão é um problema que pode ser evitado!