Caixa Econômica PIS
Sobre a Caixa Econômica PIS
O PIS – ou Programa de Integração Social – é um número de registro que todo trabalhador com carteira assinada possui. Disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, o PIS é uma garantia do trabalhador, porque este benefício corrobora a integração entre o funcionário e a o progresso da empresa em que ele trabalha.
Ao fazer a carteira de trabalho, todo cidadão recebe o número do PIS, que aparece já na primeira folha da carteira. É através deste número de inscrição que o indivíduo pode consultar e sacar diversos benefícios sociais e também é o PIS que viabiliza uma melhor distribuição salarial em todo o país, já que tem, entre seus objetivos, a função de integrar o funcionário no dia—a-dia da empresa.
Como se Cadastrar e Documentação
Qualquer trabalhador tem direito ao PIS. Para conseguir fazer o registro, é necessário ir até uma agência da Caixa ou preencher o Documento de Cadastramento do Trabalho, disponível no site do banco. Assim, o trabalhador recebe um cartão com o número de inscrição do PIS e através deste registro é possível consultar e sacar benefícios, como o FGTS e o seguro-desemprego.
Para fazer o saque de algum benefício, o cidadão precisa apresentar alguns documentos. São eles documento de identificação, carteira de identidade, carteira de motorista, carteira funcional, identidade militar, carteira de identidade para estrangeiros, passaporte e CTPS.
Para alguns casos especiais, também é necessário apresentar documentos que comprovem dependência, aposentadoria, invalidez permanente/reforma militar, transferência para reserva, idade, morte do trabalhador, AIDS, neoplasia maligna, benefício para portadores de necessidades especiais e determinação judicial.
Calendário de Pagamentos PIS
Todo trabalhador que possui o número do PIS tem direito ao pagamento do abono salarial e rendimentos do PIS. Para isso, ele precisa ter a carteira de trabalho há, pelo menos, cinco anos e ter trabalhado no mínimo 1 mês no ano anterior. (Confira também sobre o PIS PASEP)
O calendário de pagamentos do PIS é feito de um ano para outro. Por exemplo: o exercício é 2010/2011, o que significa que os pagamentos começam a ser realizados em agosto de 2010 e terminam de ser pagos em junho de 2011.
A data final para recebimento, geralmente, é o dia 30 de junho, mas o início (que acontece no ano anterior) varia conforme o mês de nascimento. Assim, os nascidos em julho recebem no começo de agosto e os nascidos em junho receberão no final de novembro (lembrando que os nascidos em agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril e maio recebem entre este período).
O calendário de pagamentos pode ser conferido no site da Caixa Econômica. O trabalhador que tiver direito ao valor, mas não for receber no prazo estabelecido perde o direito de recebê-lo naquele ano.
Caixa PIS
O trabalhador brasileiro conquistou, depois de muita luta, vários direitos quando empregado através do modo formal, ou seja, com Carteira de Trabalho assinada. Entre esses benefícios estão o FGTS, férias remuneradas, décimo terceiro salário, PIS, e etc. O PIS é o que garante ao trabalhador o abono salarial todos os anos.
PIS
O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, tem como objetivo promover a integração social do empregado com o desenvolvimento da empresa em que trabalha. O trabalhador tem acesso ao PIS através do cadastramento no Programa, feito pelo empregador.
O PIS é destinado a empresas privadas. Quando o trabalhador é admitido, se ainda não estiver inscrito no Programa, cabe ao empregado inscrevê-lo. Depois de feito isso, o trabalhador irá receber em sua residência um número de inscrição, o qual possibilitará a consulta e saque dos benefícios sociais a que tem direito.
Documento
O Documento de Cadastramento do Trabalhador (DCT), para inscrever o trabalhador no PIS, está disponível na internet, no site da Caixa Econômica. O documento pede informações sobre a empresa e sobre o trabalhador. Depois de preenchido é só entregá-lo em alguma das agências da Caixa e aguardar o recebimento do cartão com o número de inscrição.
Com isso será possível consultar seus benefícios e fazer os saques das quotas permitidas. O trabalhador pode fazer essa consulta através da internet, mas para isso deverá ter a Senha do Cidadão. Se você ainda não possui a sua basta fazê-la em qualquer agência da Caixa.
Abono salarial 2011
O abono salarial e rendimento do PIS deste ano já começaram a ser pagos à população. Os trabalhadores que nasceram em julho tiveram seu dinheiro liberado no dia 11 de agosto. Os nascidos em agosto, desde o dia 17 do mesmo mês. Os nascidos em setembro tiveram seu abono liberado no dia 24 de agosto.
Os trabalhadores de outubro poderão retirar seus benefícios a partir do dia 14 de setembro; os de novembro, a partir do dia 21 e os de dezembro, a partir do dia 28 de setembro. Os nascidos em janeiro poderão retirar seu abono a partir de 18 de outubro; os de fevereiro, do dia 20 de outubro e os de março a partir do dia 27. Os nascidos em abril terão o dinheiro disponível em 10 de novembro, os de maio no dia 17 e os de junho no dia 22 de novembro.
O dinheiro do PIS fica disponível para ser retirado até o dia 29 de junho de 2012. Depois disso ele volta para os cofres públicos para ser investido em outros segmentos sociais.