Muitas pessoas buscam tratamentos naturais na hora de colher benefícios para a saúde. Atualmente existe uma infinidade de produtos que são voltados para tratamentos naturais, tanto de doenças crônicas, para emagrecimento ou simplesmente para o bem estar.
Chá de capim cidreira e as suas variações
Muitos materiais são encontrados com o intuito de combater doenças utilizando chás e também outros componentes da natureza, para auxiliar no tratamento em que a pessoa necessitar. Em muitos casos, ainda que as ações não sejam comprovadas cientificamente, a grande maioria dos adeptos consegue ter bons resultados com a utilização destes produtos naturais.
O chá de capim cidreira, que também pode ser chamado de erva cidreira, capim cidró, capim limão e capim santo, apesar de se tratar de uma erva que é muito cultivada no Brasil, ela é originária da Índia. Por lá, os indianos a utilizam como parte de uma forma de medicina chamada Ayurveda.
Anvisa reconhece propriedades do capim cidreira para tratamento de várias funções
A Anvisa já reconheceu que a utilização do capim cidreira pode ser benéfico em variadas funções. Ele é indicado para pessoas que tenham pressão alta, porque pode auxiliar no controle da mesma. Além disso, é indicado também para ser utilizado pelas mulheres em caso de cólicas menstruais e também intestinais.
Além de oferecer todos esses benefícios, o chá de capim cidreira também é indicado pra pessoas que possuam ansiedade, já que este tem o poder de acalmar os sintomas. Outra utilização deste chá é no combate à insônia, já que ele acalma. Além de tudo isso, a erva em si pode ser utilizada também como antimicrobiano e também analgésico.
Onde encontrar o capim cidreira
Para quem deseja utilizar o chá, vale lembrar que este pode ser facilmente encontrado em farmácias de manipulação, onde já são vendidos totalmente processados, o que facilita no processo de fazer o chá, mas a bebida também pode ser feita por meio de infusão das folhas da planta. Vale lembrar que o consumo do chá muito concentrado tem contraindicações, já que isso pode aumentar o poder de atuação de sedativos e calmantes e também pode ser abortivo.
Quando for fazer o chá de capim cidreira, o aroma já libera um leve aroma que remete ao cheiro de limão, o que já faz com que o ambiente já se mantenha mais tranquilo. O chá da erva também pode auxiliar como um analgésico poderoso, capaz de aliviar até dor de dente.
Capim cidreira e o combate à ansiedade
Muitas pessoas dizem que o chá de capim cidreira ajuda no processo de emagrecimento. Não é que a planta tenha o poder emagrecedor, o que ocorre é que esta atua no combate aos sintomas da ansiedade, que é um dos principais motivos que levam a pessoa a comer. Com isso, a pessoa se mantém mais calma e portanto não tem o desejo árduo de comer.
Caso tenha se interessado nos benefícios do chá de capim cidreira, você conta com duas alternativas: ou busca em farmácias de manipulação ou casas de produtos naturais. O chá já processado que vem em saquinhos de várias medidas. Dá para escolher o que melhor atende seu consumo, ou pode também optar por fazer o chá da própria planta, lembrando que a infusão deve utilizar apenas as folhas do capim cidreira.