Termos e jargões usados no meio jornalístico
Quem quer ser jornalista e/ou trabalhar com meios de comunicação deve saber que esses profissionais possuem um vocabulário bem próprio da área, como ocorre também com outros trabalhos. Confira alguns dos termos e jargões usados no meio jornalístico.
O que é box e clipping?
Box: encontrado principalmente dos meios impressos, como jornais e revistas, o box é uma caixa de texto separada do texto original, com a função de dar mais informações ao leitor, só que de forma complementar ao tema. É outro dos termos e jargões usados no meio jornalístico.
Clipping: na lista dos termos e jargões usados no meio jornalístico, o clipping caracteriza um levantamento de textos em que alguma empresa ou pessoa é citada nos meios impressos, da Internet, TV e rádio. Geralmente é feito pelo próprio beneficiado ou assessorias de imprensa.
Diagramação: ato de colocar o texto e as imagens de forma harmoniosa para que sejam apresentados em revistas, jornais, páginas na Internet e outros arquivos.
Foca: entre os termos e jargões usados no meio jornalístico, chama-se de foca os novos jornalistas que entram em uma redação, seja ela no meio televisivo, impresso, de rádio, Internet ou qualquer outro veículo.
Termos e jargões usados no meio jornalístico: Gancho? Furo?
Furo: se diz que o jornalista conseguiu um furo de reportagem quando ele consegue uma informação ou declaração privilegiada, que nenhum outro meio de comunicação ainda divulgou. Entre os termos e jargões usados no meio jornalístico, por exemplo, foi o que ocorre com Reginaldo Leme ao receber a notícia exclusiva de Nelson Piquet, onde o corredor revelou um esquema da Renault, que fez com que um de seus pilotos batesse de forma proposital em 2009 para beneficiar Fernando Alonso.
Gancho: qual é o principal fato de uma matéria. Por exemplo, a reportagem “Moradores de São Paulo Ficam sem Água” tem como gancho a seca da região.
Jabá e lead
Jabá: fazer jabá é uma das expressões de conotação negativa para a profissão. Se trata de uma pessoa que bajula sua fonte em troca de informações ou mesmo puxa uma matéria com determinado assunto para agradar algum indivíduo específico, uma empresa ou o governo. Também fica na lista dos termos e jargões usados no meio jornalístico.
Lead: como outro dos usados termos e jargões usados no meio jornalístico está o lead, palavra que caracteriza o primeiro parágrafo de um texto. Essas primeiras linhas é que devem responder a seis perguntas essenciais: O que? Quem? Quando? Onde? Como? Por que?
Termos e jargões usados no meio jornalístico: olho e pauta
Olho: frase de destaque em uma página impressa, geralmente retirada da declaração mais importante de alguma fonte.
Pauta: antes de um repórter sair na rua para cobrir um determinado assunto ou mesmo fazer qualquer tipo de entrevista ele precisa fazer ou receber uma pauta. Na lista dos termos e jargões usados no meio jornalístico se trata de um documento com o foco da matéria ou reportagem, locais para ir, editoria, pessoas para conversar e possíveis sugestões de perguntas.