Como organizar uma rifa
O que é uma rifa
Rifa é um tipo de sorteio realizado por meio de um sistema de cotas vendidas para os apostadores para se arrecadar fundos por um motivo específico. O sistema de rifa é antigo e qualquer pessoa pode fazer, já que não demanda uma grande tecnologia e é facilmente organizado.
Benefícios de uma rifa
Os benefícios que uma rifa pode trazer são inúmeros: desde grandes obras até pequenas causas pessoais podem ser realizadas com o dinheiro arrecadado, mas é importante se ter em mente que existe um prêmio a ser pago ao ganhador e este prêmio deve ser compatível com o valor cobrado por cada cota da rifa.
Ao vender a rifa, cada pessoa poderá comprar uma ou mais cotas, sendo que apenas uma é a premiada. O mais comum é existir rifas com nomes de pessoas ou números que simbolizam as cotas. Depois de ter vendido todas as cotas da rifa, é possível fazer o sorteio. É importante que todos saibam o resultado para não haver brigas ou reclamações posteriores. Além disso, você evita que os outros reclamem de fraude ou qualquer coisa do tipo.
Como organizar uma rifa passo a passo
Para organizar uma rifa é necessário, em primeiro lugar, ter um propósito para ela: geralmente é arrecadar dinheiro para uma causa. Depois, faça o cálculo de quanto precisa e estipule um valor para as cotas. É possível comprar em papelarias alguns modelos de rifas pronto, com as cotas sendo representadas por nomes. Na própria cartela da rifa existe o nome sorteado, mas ele só deverá ser revelado após todos tiverem sido vendidos.
É importante que durante o processo de venda das rifas você divulgue amplamente aos compradores uma data para o resultado. É mais importante ainda que você realmente divulgue o resultado nesta data a fim de evitar cobranças. No dia do resultado, divulgue o (os) ganhador (es) e entregue os prêmios estipulados.
Organizar uma rifa é trabalhoso?
Há duas coisas que são mais trabalhosas ao organizar uma rifa: estipular o prêmio e vender todas as cotas. Estipular o prêmio é difícil, pois geralmente não queremos gastar muito com ele. Porém não pode ser um prêmio ruim, pois ninguém irá comprar os bilhetes. O prêmio deve chamar a atenção de todos para que a rifa venda bem.
Vender todas as cotas é complicado porque você não sabe se irá vendê-las completamente. É preciso ter uma data pré-fixada para a divulgação do resultado. Neste caso, você obrigatoriamente deve vender as cotas até esta data. Se não tiver vendido, terá um prejuízo. Mas alguma cota que não foi vendida for sorteada, você ficará com o prêmio.
Cuidados ao revelar o ganhador
Independente do valor do prêmio, a revelação deve ser feita com cautela. Também não pode ser feita em sigilo total, já que as pessoas precisam saber quem foi ganhador. Se for alguém muito próximo do organizador da rifa os outros podem questionar o resultado.
O importante é ter foco e organização na hora de organizar uma rifa. Mesmo sendo algo simples de fazer, é preciso ter um planejamento para poder vender todas as cotas e realmente alcançar o objetivo principal de uma rifa que é arrecadar fundos.