Esfoliante caseiro: como fazer
Para que serve o esfoliante
Os esfoliantes são produtos utilizados pelas pessoas para limpar a pele e abrir os poros dela. O uso de esfoliantes acontece no mundo desde os tempos antigos e até hoje existem formas manuais de fazer o esfoliamento da pele. Há muitos produtos vendidos em farmácias e lojas de cosméticos, porém costumam ser caros, já que são feitos por meio de misturas com outros componentes químicos.
Já para quem quer economizar com isso e mesmo assim ter uma pele lisa, limpa e bem hidratada, existem algumas formas de fazer esfoliante caseiro.
Esfoliante caseiro com açúcar
Fazer a esfoliação com açucar é a forma mais simples possível, porém não traz grandes vantagens em relação aos outros esfoliantes caseiros. Basicamente, é necessário ter apenas o açúcar, não sendo preciso misturar com nenhum outro ingrediente.
Antes de fazer a esfoliação com o açucar, lave bem o rosto, e deixe-o úmido. Com uma colher de açúcar divida nas duas mãos, esfregue ambas as mãos no rosto em movimentos circulares, sempre fazendo de baixo para cima. É a forma mais econômica e simples para esfoliar o rosto.
Como fazer esfoliante caseiro com mel
O esfoliante caseiro feito de mel é um dos mais benéficos para a pele. Porém será necessário, além do mel, de suco de limão (uma colher de chá é suficiente) e duas amêndoas (devem estar moídas). Misturando o suco de limão, as amêndoas e uma colher de sopa de mel, você irá obter uma pasta cremosa bem densa.
Aplique a pasta por toda a pele do rosto (ou da área desejada) e deixe por 15 minutos agindo. Depois, retire toda a pasta com água fria e seque o rosto (tudo isso de forma muito suave). O efeito hidratante é percebido de imediato e você poderá complementar o tratamento com outros cremes hidratantes.
Outras formas de fazer esfoliante caseiro
Ainda há outros tipos de esfoliantes caseiros que podem ser feitos com itens baratos encontrados em qualquer mercado ou quitanda. É possível utilizar cenoura, aveia e outros tipos de produtos, misturando-os sempre com água ou leite. Se sua pele for seca, misture com leite, se for oleosa, misture com água.
É importante sempre saber o tipo de sua pele e obter conselhos de um dermatologista. Em qualquer um destes casos, se sua pele apresentar qualquer tipo de problema, vermelhidão, pare com a aplicação e procure um médico. A pele das pessoas é muito sensível e pode apresentar vários tipos de alergia ou coisas do tipo. Portanto tenha cuidado.
Benefícios da esfoliação
A esfoliação é algo que ajuda a pele a se tornar mais limpa, mais jovem e mais brilhante, entre outras coisas. Isso acontece porque os esfoliantes eliminam as células mortas da pele, fazendo com que fiquem mais bonitas.
Além dos esfoliantes, é possível utilizar outros cremes e produtos hidratantes. É importante sempre saber a composição destes cremes para não aplicar itens alérgicos. De resto, basta saber como preparar os esfoliantes caseiros e você poderá ter uma pele sempre bonita sem gastar muito.