INEP
Com o objetivo de recolher dados sobre a educação foi criado o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que está ligado ao Ministério da Educação (MEC), e é o órgão responsável por realizar pesquisas e estudos que servem de subsídio para o desenvolvimento de políticas e ações buscando a melhoria da educação brasileira.
Criação
Criado através de lei em 1937, o Inep era inicialmente denominado de Instituto Nacional de Pedagogia, sendo que seus trabalhos começaram efetivamente no ano seguinte, com o Decreto-Lei nº 580 que regulamenta a estrutura e como se organiza a instituição, tendo seu nome modificado para Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos.
O Inep foi o primeiro órgão nacional que se mostrou como fonte de investigação e de documentação sobre a educação brasileira.
Em 1944, com o lançamento da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), o Inep ganhou força e repercussão, pois as informações que recolhia passaram a ser publicadas nesta revista e assim os dados chegam ao conhecimento de todos.
Com a mudança da direção em 1952, buscou-se dar mais atenção à pesquisa estabelecendo assim centros de pesquisa como o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), que possui sua sede no Rio de Janeiro, e de sedes regionais localizadas em São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife. Em 72, torna-se autônomo e passa a ser chamado de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Nova República
Com o início da Nova República, em 1985, o Inep se reconfigura e retoma sua função original de dar suporte e assessorar o Ministério da Educação em suas decisões. Mas com os problemas derivados do governo Collor, o Instituto quase foi extinto precisando se reestruturar e definir sua missão.
Na década de 90, passa a financiar trabalhos acadêmicos, sendo reestruturado novamente em 1995, visando novamente o levantamento de dados estatísticos, fortalecendo-se e assim podendo orientar as ações do MEC. Tudo isso fez com que o Inep se estabelecesse como um órgão de extrema importância, tanto no levantamento de dados, como no uso para melhoria de políticas voltadas à educação.
Levantamentos
Para que os dados sejam levantados e ações possam ser determinadas, alguns levantamentos são realizados, como: Censo Escolar e o Censo superior que consiste na apuração de informações educacionais a nível nacional tanto do ensino básico quanto o superior e é uma coleta realizada anualmente; Avaliação dos Cursos de Graduação, utilizado pelo MEC para garantir o reconhecimento de cursos superiores, sendo uma avaliação necessária para que haja emissão de diplomas; Avaliação Institucional que é basicamente a análise de dados fornecidos pelas instituições superiores das condições dos cursos de graduação, pós-graduação assim como atividades de pesquisa e extensão;
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) um instrumento recente de avaliação do ensino superior que consiste em três componentes sendo a avaliação das instituições, dos cursos juntamente com o desempenho dos estudantes.
É de responsabilidade do Inep a realização do Exame Nacional Para Certificação de Competências (Encceja) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Mas um dos meios de levantamentos de dados usados pelo Inep e que é o mais conhecido é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo um exame para quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio.
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