Ciclone Extratropical – o que é, classificação e formação de Ciclone Extratropical
É um fenômeno de caráter metereológico que pode causar grandes estragos por onde passar. Os ciclones extratropicais são compostos de tempestades e ventos, sendo um dos maiores proporções da família de tornados. Geralmente ocorrem em locais de latitudes médias. E são conhecidos por extratropicais pelos meteorologistas por se formarem longe das regiões tropicais. Sua rotatividade diferenciada dependendo do lugar que se forma. Sendo que no hemisfério sul giram em sentido horário e no hemisfério norte em sentido anti-horário.
Em alguns casos devido a sua localidade de formação pode gerar uma maré de tempestade, ou seja, aumentar o nível do mar e das ondas ocasionando mais catástrofes de grande magnitude. Existem localidades que são mais atingidas por fenômenos deste caráter, pelo fato de estarem estabelecidas em lugares de baixa pressão atmosférica.
Como surgem os ciclones extratropicais
Os ciclones extratropicais podem surgir em alguns casos com grandes chuvas e fortes ventos, que desde princípio já causam muitos transtornos e estragos.O surgimento destes ciclones se dá devido a junção de frentes quentes com as frentes frias que afetam a pressão atmosférica, que quando as duas frentes se encontram geram ventos meridionais.
Os ciclones extratropicais podem alterar a temperatura e o clima, podendo em determinadas situações ocasionar ventos de até 120 km/h. Um fator que pode agravar os ciclones é a queda da pressão atmosférica ocasionando um tipo de bomba por onde ele passar.
Regiões mais propensas de reações metereológicas de ciclones
Ao falar de ciclones, tornados ou tempestades muitos ficam perplexos com o tamanho da destruição que estes fenômenos meteorológicos causam nos locais que passam. Existem localidades em diversas partes do mundo que os ciclones são acontecimentos frequentes. Os países que mais sofrem com a proporção e quantidade de tempestades estão Vanuatu integrante de um arquipélago das ilhas Hébridas, Tonga na Polinésia, Filipinas na América Central, Ilhas Salomão, Guatemala, Bangladesh, Timor Leste, Costa Rica, Camboja e El Salvador.
Estes locais são admirados por suas belezas naturais, mas em compensação são os mais propensos a desastres da natureza. Em um relatório de risco mundial essas 10 localizações encontram-se entre os piores lugares para morar, por não terem estabilidade atmosférica. Este mesmo relatório aponta a dificuldade em solicitar socorro em áreas como estas quando ocorre um desastre natural, que com isso afeta-se a preservação da vida.
Estragos causados pelo ciclones extratropicais
Os ciclones extratropicais se formam a partir de fortes rajadas de ventos e em alguns casos chuvas em pequena ou grande proporção podem propiciar seu surgimento. Com base nisto, verifica-se que estragos ás vezes são causados antes da chegada do ciclone, por meio das tempestades. No Brasil algumas cidades já tiveram o azar de receberem este fenômeno.
O Rio Grande do Sul em dezembro de 2012, ocorreram incidentes moderados por causa da passagem de um ciclone extratropical em seu estado, como falta de energia elétrica a parte da população, destelhamento de muitas casas e queda de árvores. Desastres maiores não foram detectados, mas somente o fato de ter passado pela capital gaúcha já deixou muitos do seus moradores amedrontados.