HCL Química
Os conceitos de química são alguns dos mais difíceis de ser aprendidos na escola ao pensar numa maioria. Conhece-se os termos, mas não se sabe o que significam. Um deles é o HCL Química, o termo que tem um significado diferente das siglas usadas, refere-se ao Ácido Clorídico, que se obtém com o Hidrogênio e Cloro queimados, que resultam na formação do gás Cloreto de Hidrogênio, e após a água absorve. Saiba mais sobre o HCL da química.
HCL: características
Trata-se de um líquido muito quente, em temperaturas altíssimas, e de coloração amarela, esse é o resultado da queima do hidrogênio e do Cloro. Com um cheiro desagradável e pungente, possui o Cloreto de Hidrogênio em trinta e três por cento que é o material encontrado para comercializar a granel. É um material corrosivo e tóxico, transportado em carros-tanque.
O HCL tem sua utilização em especial para tratar e limpar metal ferroso, neutralizar efluentes, utilizado também em construção civil, para regenerar resinas de trocas iônicas, acidificar poços petroleiros e processar e fazer a flotação das minerações. Além disso, sua utilização também está presente nas industrias farmacêuticas e de alimentos.
HCL: denominação e manuseio
O Ácido Clorídrico é também denominado: hidrochloric acid, chlorohydric acid, muriatic acid e Ácido Muriático. A sua fórmula na Química é HCI.
Suas informações físicas são: 109º C ebulição, 25º ponto de fusão, líquido, pungente o dor, sem cor. E 1.19 de gravidade.
Trata-se de um líquido que apresenta estabilidade, que não deve ser colocado próximo de nenhuma fonte de calor, ou chamas. Além disso, incompatibilidade com Ácido Clorosulfônico, Ácido Sulfúrico, Bases Fortes, Carbonatos, Álcalis, Formaldeído, Fosfeto de Cálcio, Sulfato de Mercúrio, Acetano de Vinila, Propiolactona, Anidrido Acético, Óxidos Metálicos, e Aminas.
Por isso para o manuseio e aproximação com o HCL é preciso estar protegido com vários itens de segurança. São eles: luva impermeável, jaleco ou avental, protetor facial e óculos de segurança.
Além disso, a toxicologia é fatal com esse produto, por isso jamais pode ser inalado a vapor, sendo que pode resultar em machucaduras graves, e se ingerido os danos podem levar a morte. Além disso, é capaz também de resultar em danos para os olhos TLV 5 ppm e também para a pele.
HCL: danos ao meio ambiente
Também traz danos para o meio ambiente, sendo que é tóxico para os seres vivos do meio aquático, pois altera o PH e também para peixes se a quantia for de 25 mg.l. Para elimina-lo, nos casos em que não puder ser reutilizado, é necessário coloca-lo em um recipiente aprovado para depois coloca-lo no lixo. Se não eliminado, utilizado ou processo da forma adequada, ele pode contaminar, e promover alterações na eliminação do lixo.
Se houverem incêndios em decorrência desse material, é preciso, utilizar proteção completa, inclusive respirador para conter o fogo, e para isso utilizar equipamentos de pressão.