Importância dos Sais Minerais
Sais Minerais são os nutrientes provindos de elementos inorgânicos e têm vital importância no processos realizados em nosso corpo. Os principais sais minerais que agem diretamente em nosso organismo são: ferro, potássio, sódio, cálcio, iodo, flúor, fósforo, entre outros.
O que são os Sais Minerais?
Estes elementos, assim como outros que ingerimos em nossa alimentação, trazem tanto benefícios como malefícios ao nosso organismo.
Muito importante é sempre observar a quantidade que devemos ingerir ao dia de cada nutriente para o bom funcionamento do corpo. Quantidades em excesso ou falta podem trazer sérias complicações e doenças relacionadas a praticamente todos os sistemas de nosso corpo.
Importância dos Sais Minerais
Todos os sais minerais têm importância . No entanto, o Ferro e o Cálcio são mais comentados e conhecidos, pois o primeiro está relacionado diretamente a anemias e o segundo aos ossos do corpo. O Ferro é o principal nutriente presente nos glóbulos vermelhos do sangue. Sua presença é essencial para a produção de novas células sanguíneas, garantindo a melhor circulação e o transporte de outros nutrientes para o corpo.
O Cálcio é vital para fortalecer os ossos. Portanto está diretamente relacionado à mobilidade do indivíduo. O Sódio e o Fósforo funcionam como reguladores de água no organismo. Já o Magnésio atua na musculatura e nos ossos, fortalecendo-os.
O Potássio é importantíssimo para o sistema nervoso, pois atua nas transmissões nervosas do organismo, assim como o Zinco. O Zinco é um dos sais minerais de maior importância, pois ajuda a manter o sistema imunológico sadio, ajuda a melhor cicatrização de machucados e recuperação e lesões.
Alimentos ricos em Sais Minerais
O Ferro pode ser encontrado em carnes, peixes e ovos. O Sódio está presente no sal de cozinha e em alimentos processados. Carnes, leites e frutas como a banana são ricos em Potássio. Já o Zinco pode ser encontrado em alimentos ricos em proteínas.
Magnésio pode ser encontrado em nozes e legumes. Fósforo está presente em frangos, repolhos e na carne de porco.
Falta de Sais Minerais e as doenças
Antes de qualquer coisa, não custa lembrar que não é só a falta de sais minerais importantes que pode trazer doenças e malefícios. Ingeri-los em excesso também traz efeitos negativos para o corpo humano, como por exemplo, o excesso de Sódio na alimentação. O sódio aumenta a pressão arterial e pode prejudicar pessoas pré-dispostas à hipertensão.
A falta de Ferro no sangue pode prejudicar a circulação e a produção de novas células sanguíneas. Por sua vez, o excesso de absorção de Ferro pelo indivíduo pode trazer consequências negativas ao coração.
O Fósforo é um elemento que age melhor se combinado com outros elementos indispensáveis ao organismo humano: a vitamina D e o Cálcio. Juntos eles combatem o raquitismo e fortalecem os ossos. A quantidade necessária de Fósforo diária é extremamente pequena, mas essencial .
A falta de Zinco no organismo pode trazer diabetes e diminuição de hormônios masculinos nos homens. Resfriados constantes também indicam falta de Zinco, pois a imunidade fica baixa.
Estes são alguns exemplos da importância dos sais minerais em nossa vida. Por isso, tenha em mente que sua alimentação irá dizer se a quantidade destes nutrientes em seu organismo está dentro do aceitável ou não.