Como criar calopsitas
Não se pode negar que os animais são os melhores amigos do homem, porque são estes bichinhos que sempre acompanham seus donos e acabam fazendo companhia nos momentos tristes. Sendo assim é bastante importante saber como cuidar de seus animais de estimação para que eles sempre tenham saúde e vivam bem. Dentre os animais preferidos estão os gatos e os cachorros, que em sua maioria acabam sendo adotados para fazer companhia para as crianças. Porém alguns donos acabam tendo gostos mais peculiares e acabam optando por outros bichinhos de estimação como, por exemplo, as calopsitas. Trouxemos algumas dicas sobre como criar sua calopsita para que ela sempre goze de boa saúde e possa ser bem vinda em sua casa.
O que são as calopsitas
As calopsitas são bastante parecidas com os periquitos, porém elas acabam sendo maiores em tamanho do que eles.
As aves são de origem Australiana e já estão há bastante tempo fazendo parte do Brasil, porém algumas preferem regiões de deserto e podem viajar grandes distâncias em companhia de seu bando. As calopsitas são bastante inteligentes, amáveis e em sua maioria são mansas, caso você entre em contato com uma arisca poderá fazer o trabalho de amansá-la só que é preciso ter paciência porque o processo pode ser demorado.
O que as calopsitas comem e como vivem
As calopsitas poderão ser colocadas em gaiolas de ferro ou em viveiros, para que tenham maior espaço para se locomover. Sendo assim estas gaiolas deverão ser grandes e fabricadas exclusivamente para sua calopsita, porém caso você não disponha de muito espaço poderá deixá-la em uma gaiola redonda porque à medida que o tempo passa a calopsita acaba perdendo a noção do espaço. As calopsitas também poderão ser soltas em quintais para terem um pouco mais de liberdade e conhecimento de mundo, porém é preciso que a calopsita seja mansa e esteja com as asas cortadas. Quando você for soltar sua calopsita em qualquer lugar de sua residência é importante que fique no mesmo local para evitar acidentes como, por exemplo, a calopsita se bater em alguma porta ou janela. Quanto à alimentação serão encontradas rações próprias, porém as calopsitas também poderão ser alimentadas com verduras, legumes e frutas.
O que não dar para sua calopsita comer
Como todos os animais existem aqueles alimentos que deverão ser evitados e aqueles que sob hipótese nenhuma devem ser dados para as calopsitas, como por exemplo: caroços e sementes em geral (principalmente os de pêra, damasco, maçã, ameixa, cereja, pêssego), feijão e tomate, folhas de batata, gorduras em excesso podem causar doenças hepáticas e causar obesidade, Abacate poderá levar sua calopsita à morte de forma rápida, Alface, chocolate, cafeína, sal e bebidas alcoólicas.
Dicas de como criar calopsitas
Na internet existe diversos locais em que você poderá consultar dicas e informações sobre as calopsitas como, por exemplo, com qual idade atingem a maturidade e começam a se reproduzir ou até mesmo dicas de como mantê-las saudáveis e bem alimentadas. Existem algumas postagens com conteúdos bastante diversificados que ensinam os cuidadores a manterem suas calopsitas em boa saúde, confira os sites Calopsita, Criadores de Pássaros, Clube das Calopsitas e Calopsitas Mansas para mais informações sobre como criar sua calopsita.