Como construir uma casinha de cachorro
Quem tem um cãozinho em casa, sabe que os peludos precisam muito da sua atenção e dos seus cuidados! E isso não é só com a alimentação, ou com a saúde do animal, mas sim também com a moradia dele, que com certeza vai contribuir para manter o seu animalzinho saudável ou não! Dessa forma, ter um cão em casa, não é tão simples assim, ele não pode ser colocado em um cantinho da garagem ou da área de serviço por exemplo, eles precisam de um espaço próprio, destinado a eles. Então veja, como construir uma casinha de cachorro!
Tamanho adequado da casinha de cachorro
A casinha do cachorro é o ambiente que para ele significa segurança e proteção, além da sensação de realização deles, ela proporciona conforto, proteção do frio, da chuva e do calor excessivo.
Porém para que as casinhas resistam a esses fatores e ofereçam esse resultado aos animais é preciso que sejam feitas de materiais adequados e resistentes. Construir a casinha vai variar inclusive de acordo com o tamanho do seu pet, e como hoje em dia é difícil encontrar qualidade adequada nesse tipo de produto quando é vendido pronto, a dica é você mesmo construir a casinha do seu cão.
Você deve se preocupar com alguns principais fatores na hora de construir, primeiro: o tamanho da casinha, deve estar em concordância com a altura do seu cão, mas não deixe muita alta, pois pode deixar o ambiente mais frio. Para determinar o tamanho correto, veja em que espaço ele estando em pé está confortável e pode girar ao próprio redor com espaço suficiente.
Que material escolher para construir
Outro fator a se preocupar é com que material vai construir, são várias as opções de material para casinhas de cachorro, mas você deve escolher qual o material pode conter o frio e o calor, mantendo as temperaturas adequadas para o animal.
Os materiais mais comuns são plástico e madeira, a vantagem do plástico está na limpeza e os telhados geralmente são removíveis, as casinhas são mais leves podendo ser movidas com facilidade. No entanto, esse material é mais frágil diante das temperaturas, podendo esfriar e aquecer rapidamente.
Madeira na construção de casinhas de cachorro
Já a madeira é uma opção recomendável, pois ela é mais resistente as temperaturas e ao tempo. No entanto necessitam de mais cuidados, e dificuldade na limpeza, porém, isso vai depender do tipo de madeira escolhida, escolha matéria prima mais nobre e terá melhores resultados, como ausência do bolor e cupim.
Acabamento e abertura ideal da casinha de cachorro
O acabamento também é primordial para que as casinhas resistam o tempo, pintar a madeira, verniz também pode contribuir. Procure evitar que pontas fiquem nos extremos da casinha, no interior ou no exterior, pois o cãozinho pode se machucar. No espaço interno, proteja os cantos para não acumular sujeira.
O modelo da casinha também deve ser levado em consideração, por isso procure colocar a abertura em um canto, qualquer um , o importante é não ficar na parte central da casa, pois o pet vai estar desprotegido do frio e do vento.
Lembre-se também de deixar a base da casinha, elevada pois assim evita que a umidade vá para o interior do ambiente.