Como melhorar a coordenação motora
Melhorar a coordenação motora pode parecer uma tarefa difícil, porém com a utilização das técnicas certas é possível chegar a esse objetivo com êxito. A coordenação motora começa a ser trabalhada desde a nossa infância, quando ainda se é muito pequeno e aos poucos ela vai sendo moldada até que já podemos coordenar as tarefas mais simples, como segurar os objetos sem deixa-los cair, engatinhar até o local que desejamos e pouco tempo depois começar a andar, dando os primeiros passos. Porém ao longo do tempo vão surgindo às tarefas mais difíceis e existem algumas técnicas que podem auxiliar nosso cérebro para que ele trabalhe melhor e se canse menos.
Coordenação motora
A coordenação motora é essencial para que o corpo possa executar qualquer atividade, desde as coisas mais simples por isso ela é desenvolvida no decorrer dos anos e para isso tarefas também muito simples podem contribuir para que esse desenvolvimento aconteça. São as atividades de recreação como as brincadeiras, as atividades físicas que colaboram com o ensino para coordenar os as pernas, os pés, os braços e enfim todo o corpo.
A coordenação motora é dividida em geral, que a capacidade que proporciona as habilidades que desenvolvemos para saltar, correr, arremessar caminhar etc.
Também existe a coordenação fina que se relaciona com as atividades mais refinadas e específicas, as quais é possível interagir entre somestésica e cinestésica, que em atividades é a definição das atividades visuais, táteis, rítmicas e a sensibilidade.
O estímulo às atividades físicas é muito importante, pois essa falta de coordenação pode atrapalhar na vida adulta em atividades consideradas muito simples. Isso mesmo, é preciso valorizar essas tarefas, pois quando adultas, muitas vezes as pessoas não conseguem desenvolver algumas habilidades e acabam acreditando que é pela falta de coordenação motora, como andar de bicicleta, dirigir um veículo, correr, dançar, desenhar, nadar, praticar algum esporte como basquete ou futebol. No entanto em boa parte dessas situações a dificuldade está na coordenação.
Atividades para melhorar a coordenação motora
Para que essa melhora ocorra de fato, é preciso que a pessoa esteja disposta e se dedique, mas os exercícios corretos irão ajuda-la. As dicas estão sempre voltadas a prática de exercícios, no entanto a escolha desses exercícios é muito importante, por isso opte por atividades como aeróbica, ginástica e dança.
Além disso os jogos de todos os tipos estão liberados, pois são um estímulo para a coordenação motora, contribuem estimulando os neurônios e as articulações e músculos além do sistema nervoso central. Dessa forma a dica é incluir ao menos uma das atividades citadas no seu dia a dia.
Benefícios da coordenação motora
A melhora na coordenação motora proporciona mais rapidez, mais resistência e força, além da agilidade e flexibilidade para executar as atividades do dia a dia.
Por isso procure desenvolver as atividades específicas que vão contribuir com a coordenação motora nas áreas que você mais necessita, e mesmo que não tenha um profissional para acompanhar você desenvolva alguma das atividades citadas na sua rotina e já irá constatar sem dúvidas a diferença.
Para os pais a dica é incentivar os filhos para começarem desde cedo a desenvolver esse tipo de exercício pois o resultado acompanhará o desenvolvimento da criança.