Linguagem Verbal
A linguagem é uma forma e habilidade de se comunicar através de algum sistema em que todos os envolvidos (emissor(es) e receptor(es) e até mesmo espectador(es)) possam compreender qual a mensagem sendo trocada. O estudo da linguagem é feito através da lingüística, que possui diferentes ramificações e especializações dependendo do tipo de linguagem utilizada ou mesmo da mensagem, da época e das formas.
Tipos de comunicação
A comunicação é linguagem, e existem vários tipos diferentes, mas em todos também deve haver conhecimento entre ambas as partes do código que se está utilizando:
– Comunicação de massa: é a mais popular dos meios de entretenimento, posto que envolve um emissor que geralmente é uma grande empresa e um receptor que geralmente é um cidadão comum buscando informação (exemplos são: jornais impressos, canais de televisão, emissoras de rádio).
– Interpessoal: troca de informação entre duas ou mais pessoas envolvendo a bagagem cultural de um ou todos (como uma carta, um telefonema, uma conversa).
– Intrapessoal: diálogo interior, em que o emissor e receptor são a mesma pessoa, envolve questionamentos, valores, culturas, crenças de cada um.
– Comunicação segmentada: também é uma forma de comunicação de massa, embora se diferencie por ter um setor específico como público alvo, é o caso de revistas especializadas para mulheres, jovens, crianças, homens, sobre política, história, informática ou fotografia, por exemplo.
– Comunicação mediada por computadores: caracteriza-se pela transmissão de dados entre redes e a conversa sem contato físico, com exemplos como o email, chat, vídeo chat, redes sociais, entre outros.
Tipos de linguagem
Formas em que a comunicação pode ocorrer, de acordo com o tipo específico de troca de mensagens, a partir de sistemas específicos:
– Linguagem verbal: divide-se em duas, a sonora (língua falada) e a visual (língua escrita). As duas juntas formam a principal forma de comunicação com que temos contato diariamente, através de jornais, internet, conversas no ônibus, ligações pelo telefone, troca de mensagens no celular, troca de bilhetes ou envio de telegramas, músicas, filmes, entre vários outros exemplos.
– Linguagem não verbal: pode ser categorizada de três formas diferentes. As expressões faciais, que são estudadas há muito tempo para analisar seus significados e suas multi interpretações. Outra forma é a comunicação gestual, como é o caso da expressão corporal (responsável pelas primeiras impressões que temos das pessoas, por exemplo). A última forma é talvez a mais utilizada forma não verbal de comunicação, a de sinais e símbolos – nós temos contato diário com ela através da leitura de placas, logos, cores e tipografias.
Relevância da comunicação não verbal
A facilidade de compreensão é a principal importância da linguagem não verbal, pois não exige grandes interpretações (visto que a mensagem em si é simples) e, ao se aprender o código e seu significado, as atitudes posteriores são quase que automáticas. Um exemplo prático disso é o semáforo, que através das cores, comunica para o motorista três simples mensagens: siga em frente, pare e esteja atento. Entenda como seria mais complicado se o semáforo fosse composto dessas três frases, em um painel preto e branco apenas – o próprio processo de identificar de longe se é possível seguir com o carro envolveria muito mais a interpretação do seu arredor (se os outros veículos à frente também estão em movimento) do que a leitura das palavras.
Fotos