Perfumes Importados Masculinos
O cuidado pessoal há muito tempo deixou de ser uma exclusividade ou prioridade apenas para as mulheres. A partir dos anos noventa, um homem moderno começa a frequentar salões de beleza ou lojas de cosméticos – à procura, inicialmente, de produtos destinados para o tratamento específico, como da barba e do cabelo. Aos poucos, o preconceito do próprio homem consigo mesmo foi sendo ultrapassado: hoje temos homens que visitam semanalmente o salão, para cuidados não apenas dos cabelos, mas também das unhas (do pé e das mãos), depilação dos pêlos do peitoral, hidratação da pele, massagens, etc.
Nos anos 2000, o homem que se cuida foi chamado de metrossexual. Tendo como referência o internacionalmente famoso jogador de futebol David Beckham (que agrada as mulheres pelo seu porte e aos homens pelo seu talento e confiança). No início dessa transformação, surgiram várias matérias comparando o estilo do jogador (que já usou acessórios para o cabelo e é notadamente vaidoso), com o de brasileiros que também já não se importavam ou então superaram o preconceito das pessoas por frequentar salões.
Para a maioria das mulheres, essa é uma transformação positiva, pois quebra um pouco o mito do homem como despreocupado com a sua aparência (o que afeta diretamente a sua auto estima, bem como o interesse da parceira). Obviamente, algumas pessoas que se negam a mudar de opinião afirmam que não é uma característica tradicional do homem se preocupar tanto com o seu visual. Entretanto, o homem (e também a mulher) moderno vem quebrando as regras óbvias sobre gênero e comportamento há muito tempo.
Transformações
Com isso, quem comemora são as marcas de cosméticos, grandes lojas e redes, bem como todo o tipo de serviço envolvendo a beleza – que a partir de agora começa a oferecer também atendimento exclusivo para os homens. A adaptação não é fácil, mas anda trazendo bons frutos e um lucro que superou expectativas – ainda que muitos profissionais não estejam preparados para os homens como clientes freqüentes. É uma questão de costume.
Alguns dos produtos que mais vendem a partir da procura dos homens inclui: pós barba, cremes hidratantes, desodorantes, xampú e condicionador, protetor solar, produtos para tratamento de acne e espinhas. O maior sucesso, entretanto, vem sendo os perfumes. Por um lado, parece que é algo óbvio – posto que não envolve nenhum tipo de cuidado, apenas um spray perfumado e pronto. Entretanto, os homens agora resolveram ver (ou cheirar) as opções do mercado – com isso, entram em contato com os outros produtos e acabam levando algo a mais.
Alguns exemplos de marcas de sucesso entre os homens inclui: as mais acessíveis, como O Boticário, Natura e Avon, bem como as internacionais e importadas – que podem ser encontradas em várias lojas – como por exemplo: Ferrari, Hugo Boss, Lacoste, Calvin Klein, Ralph Lauren, Carolina Herrera, Giorgio Armani, Victor Hugo, Chanel, Bvlgari, Dolce & Gabana, Mont Blanc, Gucci, Adidas, Puma, Nike, Jean Paul Gaultier, Dior, Prada, Playboy, Tom Ford, Versace, Valentino, Paco Rabane, Marc Jacobs, entre muitos outros.
Fotos