Guia de carreiras – Psicologia
Final de ano se aproxima e as salas de aula do ensino médio e de cursos pré-vestibulares continuam lotadas. Há apenas um motivo para tanta apreensão: o receio dos vestibulares. Alunos de todas as regiões do Brasil dedicam mais de oito horas por dia de estudo para passar nas provas finais.
Mas afinal, que carreira seguir? Dúvidas surgem durante o ano inteiro, e a busca constante pela profissão ideal é pesquisada por estudantes em sites educacionais, livros, revistas e testes vocacionais.
Com base nestas incertezas, o Portal Tudo em Foco levantou informações baseadas sobre a carreira de Psicólogo para os estudantes conhecerem e se interessarem um pouco por este universo que lida com os problemas alheios.
Para você que está preparado em atender e solucionar problemas de pessoas que sofrem de algum trauma ou conflito humano está profissão é ideal para uma carreira bem sucedida.
Curso de Psicologia
Psicologia é a ciência que desvenda o comportamento humano. A profissão de psicólogo tende a compreender melhor os problemas de personalidade de cada indivíduo. Para isso o profissional deve frequentar uma faculdade de psicologia para adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre a mente humana.
Dentro da grade curricular do curso de psicologia o universitário deve exercer o estágio obrigatório de no mínimo seis meses. Após este processo deve obter registro do Conselho Regional de Psicologia (CRP) para atuar oficialmente.
A graduação traz disciplinas que vão desde psicologia clássica e moderna até psicanálise, e exige do aluno resenhas e leituras complementares sobre o assunto. Para quem quer obter o diploma em licenciatura basta se dedicar cinco anos de estudos nos campos universitários. A duração de quatro anos é para bacharel que pretende seguir a carreira atendendo pacientes.
Áreas de atuação
O mercado de trabalho não restringe somente a consultórios particulares. A psicologia é aceita dentro de âmbitos hospitalares, áreas de recursos humanos, assistência social, entidades, ONG, na educação, como em inúmeros outros setores.
É normal que os psicólogos conciliem mais de um emprego, pois não há carga horária e piso salarial definitivo. Vale lembrar que as atividades deste profissional não estão restringidas somente a mulheres. Os homens podem investir sem ter medo de sofrer preconceito.
Psicólogo x Psiquiatra
Para quem quer seguir a carreira de psiquiatra é necessário se formar em medicina e fazer residência em psquiatria. Não confunda as carreiras, pois são parecidas, mas no contexto de atuação são diferentes.
O psquiatra é médico e prescreve receitas. Por outro lado a psicologia tenta resolver a causa do problema interpretando as histórias pessoais dos pacientes, levando em conta fatores internos e externos ao longo da vida dos mesmos.
Escolher uma profissão não é nada fácil para quem está se formando no ensino médio ou para aqueles que já estão no mercado de trabalho e pretendem mudar de área almejando pela realização profissional ou por uma situação financeira melhor.
Se você está em dúvida em qual profissão escolher classifique em primeiro lugar as principais qualidades e afinidades em determinadas áreas, logo após identifique seu objetivo na futura carreira.
Se for preciso faça um teste vocacional ou procure conversar com um profissional da área que você tenha interesse. Mãos a obra e estude as opções para você não se arrepender devido a uma escolha precipitada.
Fotos
Confira Fotos sobre Guia de carreiras – Psicologia: