Seguro DPVAT 2013 do DETRAN
Todo proprietário de veículo deve saber o que é o seguro DPVAT que é pago todos os anos obrigatoriamente pelo proprietário. Mas a realidade é outra, a maioria das pessoas paga todos os anos e não sabe o que é e para que serve o seguro DPVAT, bem como em que situações podemos usá-lo. Para deixar isso um pouco mais claro para as pessoas nós vamos explicar aqui como funciona, o que é e como usar, se preciso, o seguro DPVAT.
O que é o seguro DPVAT do DETRAN?
O seguro DPVAT é o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. Este seguro também pode se referir à carga do veículo em questão. O seguro DPVAT foi criado através da Lei 6.194 de 1974 e depois foi alterado pela Lei 11.482 de 2007, para melhoria do atendimento. O seguro DPVAT tem o objetivo de amparar as pessoas que sofrem acidentes de trânsito ou suas vítimas. O seguro DPVAT é válido em todo o Brasil e não leva em consideração quem é o culpado pelo acidentes.
Para ter direito ao seguro DPVAT 2013 é preciso fazer o pagamento
Todos os anos nós precisamos fazer o pagamento do valor referente ao seguro DPVAT. É preciso ficar de olho nas determinações do DETRAN, Departamento de Trânsito, do seu estado para não perder o prazo de pagamento. Um calendário para pagamento do seguro DPVAT 2013 é emitido pelo DETRAN de cada estado. Normalmente o pagamento do seguro DPVAT é feito conforme os números das placas dos veículos, em meses diferentes para cada número. Fique de olho, entre no site do DETRAN do seu estado e visualize as datas para pagamento do seguro DPVAT do seu veículo.
O que o seguro DPVAT 2013 cobre
A cobertura do seguro DPVAT 2013 depende do tipo de gravidade do acidente e da condição da pessoa vitimada. O pagamento é feito nos seguintes casos:
1. Morte: Quando a vítima falece em virtude de um acidente no trânsito, os beneficiários têm o direito de receber uma indenização que corresponde ao valor segurado vigente na ocasião da ocorrência do acidente.
2. Invalidez Permanente: Quando a vítima de um acidente no trânsito venha fica inválido permanentemente por causa do acidente, ou seja, desde que esteja finalizado o tratamento sendo definitiva a condição de invalidez. O valor a ser pago, toma por base a porcentagem da incapacidade que a vítima tenha, conforme a tabela das normas relacionadas aos acidentes pessoais, tendo firmada indenização máxima com o valor segurado vigente na data da ocorrência do acidente.
O seguro DPVAT 2013 também cobre despesas médicas em caso de acidente
Quando a vítima de um acidente no trânsito tiver despesas médicas, despesas de assistência seja médica ou suplementar para fazer o seu tratamento, com orientação médica, a vítima mesmo tem direito de receber uma indenização, caracterizando reembolso do valor das despesas que teve por causa do acidente. Para isso a lei determina um limite definido para anuência no mercado.
Fotos
Confira Fotos sobre Seguro DPVAT 2013 do DETRAN: