Promoção de DVDs
Desde a substituição da mídia do tipo VHS (as fitas de videocassete) pelo DVD, ficou muito mais fácil possuir uma coleção própria de filmes, seriados e shows na sua própria casa. Isso aconteceu, principalmente, devido a durabilidade do disco do DVD, que não estraga tão facilmente como o material frágil das fitas. Além disso, o próprio tamanho das caixas de DVD ocupam a metade do espaço de um VHS na estante, sem contar que os boxes também são mais bonitos.
Popularização
O desenvolvimento da tecnologia do disco de DVD foi iniciada ainda em meados da década de noventa, mais especificamente no ano de 1995, por marcas como Sony, Panasonic, Philips e Toshiba. O comércio do formato, entretanto, só seria iniciado pelo menos dois anos depois nos Estados Unidos e Japão, posteriormente se espalhando também para a Europa e outros continentes. O uso popular do DVD se iniciou no início da década de 2000, com os aparelhos de diferentes marcas internacionais, que conseguiam ler o formato do DVD, bem como do CD de formato uniforme e, em alguns casos, o CD MP3 (que possui capacidade de armazenamento maior) e o VCD (CD que é gravado no formato de vídeo, com qualidade dos arquivos bem menor, devido ao máximo de capacidade do CD ser setecentos megabytes).
Aos poucos, a indústria do cinema e da música começou a perceber o interesse das pessoas no formato, bem como na facilidade de escolher determinado arquivo ou momento de um filme ou show (assim como o CD foi a evolução da fita cassete, o DVD também foi o do VHS). Com isso, foram lançados filmes nesse formato tentando encorajar a popularização. O formato fez tanto sucesso que começaram também a adaptar filmes clássicos (seja da época de Chaplin até os considerados mais recentes em comparação, da década de oitenta).
A visão de lucro aumentou ainda mais a partir de DVD especiais com material extra, com traduções de produtos exclusivos importados. Depois, o lançamento de coleções e boxes especiais temáticos (todos os filmes de James Dean, os melhores de Audrey Hepburn, toda a trilogia De Volta Para o Futuro ou Indiana Jones – com um disco extra apenas com informações e entrevistas jamais vistas antes). Não é preciso explicar muito mais para confirmar que os fãs e entusiastas compravam e ainda compram esses produtos muitas vezes já na hora da pré-venda, que possui um preço geralmente elevado.
Promoções
Para quem gosta de ir montando sua coleção aos poucos, sem pressa, uma sugestão é pesquisar as seções promocionais estilo “bazar” das grandes lojas de tecnologia e produtos culturais. O que acontece nesse caso é que o curioso perde mais tempo “caçando” algo que talvez lhe interesse, geralmente em prateleiras sem qualquer sistema de organização, do que simplesmente escolhendo determinado produto e levando pra casa – mas com um bom desconto que afeta para muitos a escolha dos promocionais.
Lojas como Americanas, Fnac, livrarias Curitiba, Cultura, Saraiva, entre outras grandes mega stores geralmente possuem essa seção destinada para DVDs que foram lançados há algum tempo e ainda não foram vendidos – muitas vezes com descontos de até cinqüenta por cento, chegando a custar quinze reais, por exemplo.
Fotos