Promoção de DVDs

links patrocinados

Promoção de DVDs

Promoção de DVDs

Desde a substituição da mídia do tipo VHS (as fitas de videocassete) pelo DVD, ficou muito mais fácil possuir uma coleção própria de filmes, seriados e shows na sua própria casa. Isso aconteceu, principalmente, devido a durabilidade do disco do DVD, que não estraga tão facilmente como o material frágil das fitas. Além disso, o próprio tamanho das caixas de DVD ocupam a metade do espaço de um VHS na estante, sem contar que os boxes também são mais bonitos.

Popularização

O desenvolvimento da tecnologia do disco de DVD foi iniciada ainda em meados da década de noventa, mais especificamente no ano de 1995, por marcas como Sony, Panasonic, Philips e Toshiba. O comércio do formato, entretanto, só seria iniciado pelo menos dois anos depois nos Estados Unidos e Japão, posteriormente se espalhando também para a Europa e outros continentes. O uso popular do DVD se iniciou no início da década de 2000, com os aparelhos de diferentes marcas internacionais, que conseguiam ler o formato do DVD, bem como do CD de formato uniforme e, em alguns casos, o CD MP3 (que possui capacidade de armazenamento maior) e o VCD (CD que é gravado no formato de vídeo, com qualidade dos arquivos bem menor, devido ao máximo de capacidade do CD ser setecentos megabytes).

Aos poucos, a indústria do cinema e da música começou a perceber o interesse das pessoas no formato, bem como na facilidade de escolher determinado arquivo ou momento de um filme ou show (assim como o CD foi a evolução da fita cassete, o DVD também foi o do VHS). Com isso, foram lançados filmes nesse formato tentando encorajar a popularização. O formato fez tanto sucesso que começaram também a adaptar filmes clássicos (seja da época de Chaplin até os considerados mais recentes em comparação, da década de oitenta).

A visão de lucro aumentou ainda mais a partir de DVD especiais com material extra, com traduções de produtos exclusivos importados. Depois, o lançamento de coleções e boxes especiais temáticos (todos os filmes de James Dean, os melhores de Audrey Hepburn, toda a trilogia De Volta Para o Futuro ou Indiana Jones – com um disco extra apenas com informações e entrevistas jamais vistas antes). Não é preciso explicar muito mais para confirmar que os fãs e entusiastas compravam e ainda compram esses produtos muitas vezes já na hora da pré-venda, que possui um preço geralmente elevado.

Promoções

Para quem gosta de ir montando sua coleção aos poucos, sem pressa, uma sugestão é pesquisar as seções promocionais estilo “bazar” das grandes lojas de tecnologia e produtos culturais. O que acontece nesse caso é que o curioso perde mais tempo “caçando” algo que talvez lhe interesse, geralmente em prateleiras sem qualquer sistema de organização, do que simplesmente escolhendo determinado produto e levando pra casa – mas com um bom desconto que afeta para muitos a escolha dos promocionais.

Lojas como Americanas, Fnac, livrarias Curitiba, Cultura, Saraiva, entre outras grandes mega stores geralmente possuem essa seção destinada para DVDs que foram lançados há algum tempo e ainda não foram vendidos – muitas vezes com descontos de até cinqüenta por cento, chegando a custar quinze reais, por exemplo.

Fotos

Promoção de DVDsPromoção de DVDs
Títulos de DVDsTítulos de DVDs
Os DVDs se popularizaram muito nos últimos anosOs DVDs se popularizaram muito nos últimos anos

Pesquisar