Shampoo Sem Sal

links patrocinados

Shampoo Sem Sal

Independente do quanto uma mulher seja vaidosa ou cuidadosa com a sua aparência, todas gostam de manter seu corpo bem tratado. Afinal, caso alguma parte tenha menos atenção, esta acaba ficando desidratada, ressecada, entre outras consequências da falta de cuidado com si mesma. Nesse sentido, o cabelo passa a ser considerado como uma das partes mais importantes que merecem cuidados redobrados para se manter constantemente bonito.

Ao contrário do que muitas pensam, não é qualquer shampoo que está a venda que garante uma boa qualidade para os seus fios. Dependendo da composição química do produto no mercado, pode ser que ele seja mais agressivo do que o desejado.

Qualidade do produto

Há pouco tempo aconteceu o boom dos shampoos sem sal. Segundo as diversas marcas que passaram a fabricar esse tipo de produto, ele não ressecaria os fios, deixando-os ainda mais macios e brilhantes. Mas, logo depois, saíram discussões sobre a real potencialidade do shampoo sem sal. Confira neste artigo o que é verdade e o que é mentira e qual é a eficácia de fato desse produto.

O shampoo sem sal é recomendado por cabeleireiros e por experts em cabelos. Todos dizem que eles agridem menos os fios, principalmente se tiverem processos químicos intensos, como coloração. Mas será que o sal faz tanto mal aos fios? Dizem os engenheiros químicos que não.

Na verdade, o sal serve para fazer a espuma e deixar o shampoo mais espesso, mais cremoso. Ele também tem o “poder” de retirar alguns resíduos que outras substâncias incluídas no shampoo não conseguem. Mas engana-se quem pensa que o sal é somente aquele de cozinha, o cloreto de sódio. Os shampoos têm – ou podem ter – outros tipos de sal, que também são necessários à fórmula.

Controvérsias capilares

É bom deixar claro que o sal deixa os fios e o couro cabeludo ressecados. Por isso que na praia os cabelos ficam mais arrepiados, feios e quebradiços. Mas a diferença é a concentração de sal existente num shampoo. Ela é tão insignificante que não chega a causar nenhum mal. E grande parte dele, senão todo, é retirado no enxágue. Portanto, o shampoo com sal não é prejudicial.

Mas o shampoo sem sal também não é. Até porque nenhum shampoo é sem sal. Todos eles têm algum tipo, mesmo que não seja especificamente o de cozinha. Então, para saber qual shampoo é o melhor para você, pode incluir os que possuem sal. O que vale é o resultado final e não a existência ou não do cloreto de sódio.

Quem quiser experimentar um shampoo sem sal, é muito fácil encontrar o produto certo no mercado. Ao contrário do que acontece com os shampoos que, de fato, tem sal nas suas composições, aqueles que não incluem a substância fazem questão de divulgar que ele não está presente. Por isso, é fácil identificar nos rótulos a mensagem dizendo que aquele produto está isento de sal.

Para entender melhor essa questão da composição dos produtos, vale conferir os detalhes técnicos de cada substância que é adicionada ao shampoo. Além disso, cada cabelo pode reagir de maneira diferente a cada shampoo, pois existem fios que são naturalmente mais oleosos ou secos.

Pesquisar