Crédito pessoal
Muitas pessoas não fazem um planejamento financeiro adequado ou às vezes querem fazer investimentos e dar um passo maior, é quando falta ou precisam dinheiro e acabam buscando o crédito ou empréstimo pessoal. Atualmente esse recurso é muito utilizado pelos brasileiros e as linhas de créditos se popularizaram de forma geral em todo país. Dessa forma, o empréstimo pessoal vem sendo realizado por bancos ou outras instituições financeiras que, dependendo do caso, oferecem determinadas quantias sem muitos entraves, normalmente quando o valor é pequeno. Quando o cliente faz algum empréstimo deve cumprir com algumas exigências, normalmente correspondentes ao montante emprestado, logo, quanto mais dinheiro estiver em jogo, haverá mais exigências a serem cumpridas. Acompanhe nesse artigo algumas informações para obtenção do crédito pessoal.
Garantias para o crédito pessoal bancário
O crédito pessoal é um dos produtos de um banco, mas tem algumas ressalvas para ser vendido, tanto para quem está oferecendo o produto, tanto para quem está adquirindo. O empréstimo só é liberado mediante algumas garantias que comprovem que o cliente pagará de acordo com as datas e parcelas estipuladas no contrato. Da mesma forma o cliente só deve pegar dinheiro emprestado o plano de juros e parcelamento for adequado e não apresentar desvantagens anômalas. Com esse fim, os bancos e demais instituições financeiras que atuam no setor adotam algumas medidas como garantia de que os acordos firmados entre as duas partes sejam executados.
Algumas exigências para empréstimo pessoal
Das diversas garantias exigidas pela instituição financeira para conceder o empréstimo estão a comprovação de propriedades como imóveis ou automóveis, isso porque caso não aconteçam os pagamentos esse bens podem ser penhorados pela justiça. Uma das possibilidades para obter empréstimo é contar com a ajuda um fiador, isto é, alguém que possa contribuir com o valor que falta para atingir a meta de valores que se pretende no crédito.
Juros do crédito pessoal
Nem tudo é tão simplificado quanto parece, pois ao adquirir um montante de dinheiro emprestado você sempre estará pagando juros, que é uma quantia de dinheiro cobrada a mais do que a que pegou inicialmente. A verdade é que esta é a condição real de troca para se fazer empréstimos, ou seja, não há empréstimos dessa natureza sem que haja cobrança de juros.
Por isso é bom ficar atento não só às taxas de juros na hora de tentar o crédito pessoal, mas também a algumas taxas que possam estar embutidas, para que no final do negócio não acabe pagando o dobro ou mais do que o montante inicial.
Procure antes de fazer qualquer empréstimo, a palavra de um especialista e analise com cuidado e equilíbrio a situação de suas finanças pessoais.
Linhas de crédito pessoal para estudantes
Alguns bancos disponibilizam uma linha especial de crédito pessoal para estudantes. O Banco do Brasil oferece essa linha a clientes correntistas que sejam estudantes a juros bem menores que em outros casos e sem burocracia. Para isso é preciso fixar um limite bancário e utilizar, pois ele cai automaticamente na conta corrente.