Bronzeado perfeito
Um bronzeado perfeito o ano inteiro é o desejo de muitas mulheres brasileiras. Fazer bonito no verão com a pele saudável e dourada por exigir alguns cuidados.
A alimentação para um bronzeado perfeito
A alimentação talvez seja o fator determinante para se alcançar um bronzeado perfeito e uma aparência saudável. Através da alimentação adequada, o corpo é estimulado a produzir melanina.
A vitamina A e o betacaroteno, encontrados em alimentos como frutas e legumes de coloração alaranjada e vermelha e nas folhas escuras (cenoura, laranja, tomate, acerola, abóbora, mamão, cenoura, espinafre, rúcula, brócolis, mostarda, entre outras), contribui para que o bronzeado fique ainda mais bonito e que dure mais na pele. Há também os nutricosméticos, capsulas compostas por estas substâncias, disponíveis em farmácias. A quantidade de betacaroteno e vitaminas é maior nestas capsulas.
É necessário também tomar boas quantidades de água durante todo o dia para manter o corpo hidratado e para que os nutrientes possam ser absorvidos com eficácia.
Os riscos do sol
O sol é o seu principal aliado no verão para que se atinja o bronzeado perfeito. Porém, é necessário ter cuidado. A exposição deve ocorrer antes das 10h00 e após as 16h00. A exposição ao sol também deve ser moderada, mesmo nos horários em que ele estiver mais ameno, e não deve passar de 1 hora por dia. Tomar sol também é importante para a absorção de vários nutrientes fundamentais para o corpo humano, como o cálcio.
O uso de protetor solar, seja em gel, em spray ou em creme, é indispensável para um bronzeado perfeito, mesmo que o sol nem esteja tão forte assim. O ideal é que o FPS seja de 30 para o corpo e de 40 para o rosto. A boca também precisa de proteção. Há diversos protetores em bastão disponíveis no mercado.
Cuidados para um bronzeado perfeito
Há fatores que determinam um bronzeado perfeito:
- Hidratação: A pele do corpo precisa ser hidratada antes e depois da exposição. O ideal é utilizar o hidratante duas vezes ao dia, principalmente após o banho. Há diversos tipos e texturas de hidratantes, basta verificar o mais adequado ao seu tipo de pele.
- Dermatologista: Antes de se expor ao sol, é importante consultar um dermatologista e fazer uma avaliação da sua pele. Sinais e manchas precisam de maior atenção.
- Banho: Evite banhos quentes ou mornos no verão. A água quente resseca a pele e tira o brilho do seu bronzeado perfeito.
- Esfoliação: Antes de começar o verão, realize uma boa esfoliação por todo o corpo. O processo retira as células mortas sobre a pele, o que contribui para a absorção do bronzeado perfeito.
Dicas de saúde
O bronzeado perfeito deve ser feito de forma gradual para que não haja agressão maior à pele. Além disso, o próprio bronzeado é um indicador do corpo que ele está sofrendo uma agressão – o que já é prejudicial, pois se sabe que o sol envelhece a pele criando rugas e linhas de expressão, fazendo com que surja manchas difíceis de remover, e até pode causar câncer.