Internet Explorer 9
A gigante Microsoft é detentora de um dos maiores navegadores de internet do mundo, o Internet Explorer 9. A maior novidade no ano de 2011 no mundo da informática foram as atualizações e os incrementos para melhorar o desempenho do internauta. Mas antes, é preciso relembrar um pouco da história dos navegadores de internet desde a sua criação, o predomínio da Microsoft no mercado de softwares e então as alternativas no mercado que forçaram as atualizações e melhoras do Internet Explorer.
Internet, a grande descoberta
A internet foi inventada em pesquisas militares nos Estados Unidos para a melhora da comunicação entre as agências militares. Em meio à guerra fria, o governo americano temia que as informações confidenciais que distinguiam as duas grandes potencias militares e econômicas da época fossem destruídas em um potencial ataque ao pentágono ou até mesmo em roubos provocados espionagem entre os dois países. Então surgiu a ARPANET, um sistema de pacotes fechados com informações que poderiam ser distribuídos entre outras máquinas que possuíam a mesma chave para acesso. Além disso, servia como uma rede de transmissão de dados onde as mesmas informações poderiam ser armazenadas e distribuídas em diferentes pontos do país.
Os Antecessores do Internet Explorer 9
Com o fim da guerra fria, os esforços se concentraram nos Estados Unidos para melhorar e impulsionar as descobertas dos estudiosos militares. E foi então que a empresa americana Netscape inventou o HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure ) que possibilitou o envio de dados criptografados para transações comerciais via internet. Antes, em 1982 o cientista Tim Berners-Lee havia criado o WWW (World Wide Web) código para acesso em qualquer lugar dos dados que estavam armazenados nos servidores. A lista de navegadores que não deram certo é extensa, indo desde o Viola, criado por Pei Wei em 1992 ao Opera, navegador este que ainda está disponível para uso. Este foi o último navegador antes da criação do Internet Explorer em 23 de agosto de 1995.
Concorrentes do Internet Explorer
Logo após o lançamento do navegador da Microsoft, levou algum tempo para que um novo navegador apresentasse riscos para a hegemonia do Internet Explorer, somente em 2003, a Apple Inc. lançou seu navegador, o Safari, que nos primeiro anos ficou disponível apenas para máquinas com sistema operacional compatível da Apple. Em 2005 surgiu o navegador que revolucionou as inclusões de diversos programas no sistema dos navegadres, o Mozzila Firefox, que além de lançar incorporações de anti vírus próprio, ficou famoso por popularizar as abas na navegação de sites. Somente em 2008, surgiria o grande concorrente, o Google Chrome.
Inovações do Internet Explorer 9
A última versão do navegador da Microsoft trouxe um visual simplificado, além de algumas novidades para o Internet Explorer como a utilização de guias dinâmicas e acompanhamento dos downloads diretamente numa página e visualização na própria guia. Além de pesquisa na barra de endereços para o pesquisador padrão que o internauta escolher, aceleração de navegação é outra novidade que torna mais fácil e rápida a troca entre sites e páginas da internet. Para outras novidades, o melhor é acompanhar e avaliar para melhor compreensão e assim, aguardar maiores novidades nas atualizações.
Fotos
Confira Fotos sobre Internet Explorer 9: