Curso de Nutrição
Sobre o Curso de Nutrição
A procura por uma vida saudável, equilibrada e por um corpo perfeito aumentou a oferta de alimentos especiais, destinados para uma melhora da qualidade de vida. E o profissional que entrou em voga nesta mesma época foi o nutricionista. Portanto, os cursos de nutrição proliferaram por todo o país.
O curso de nutrição geralmente não está na lista dos mais procurados, com as maiores proporções candidatos por vaga. Mas isto não significa que ele não seja importante e que não haja grande procura.
Autalmente, os cursos de nutrição estão presentes em quase todas as faculdades e universidades do país e muitos estudantes escolhem esta profissão para seguir durante toda a vida.
Curso de Nutrição – Profissão
O nutricionista trabalha com pessoas o tempo todo, avaliando o que elas comem e o que devem fazer para melhorar a qualidade de vida. Assim, os nutricionistas fazem planejamentos alimentares e administram programas para pessoas, grupos, comunidades, empresas, hotéis, spas, etc.
O profissional também deve levar em conta doenças e problemas alimentares dos pacientes, adaptando o cardápio como for necessário.
Tipos de Curso de Nutrição
Há quatro tipos de curso de nutrição: o bacharelado, a licenciatura, o técnico e o livre. O bacharelado tem duração de quatro anos e trabalha com disciplinas da área médica, como fisiologia, anatomia, química, microbiologia, patologia e farmacologia. As disciplinas específicas voltados para a área da nutrição são qualidade nutricional, educação alimentar, higiene, técnicas de preparo dos alimentos, conservação deles, dietoterapia e tecnologia dos alimentos. Em geral, o estágio é necessário.
Na licenciatura, a duração do curso também é de quatro anos. Este modelo de curso de nutrição é muito parecido com o bacharelado, mas há disciplinas pedagógicas, preparando o profissional para dar aulas na educação profissional da nutrição.
O curso técnico tem dois anos de duração. Os profissionais que fazem este modelo são preparados para trabalharem em hospitais, escolas, empresas e restaurantes. Mas este profissional tem algumas limitações, como não poder elaborar cardápios ou clinicar medicamente. Cabe a ele o transporte e distribuição dos alimentos e supervisar a higiene dos locais. As disciplinas deste curso são química, conservação e transporte dos alimentos, técnicas de produção, higiene, microbiologia, nutrição e dietética.
Já os cursos livres tem duração variada. Eles complementam a formação dos técnicos e dos próprios nutricionistas. O destaque é o curso de Alimentação a Baixo Custo e o curso de Nutrição e Saúde Pública.
Mercado de Trabalho – Curso de Nutrição
O mercado de trabalho vem crescendo para estes profissionais, principalmente porque aproximadamente 40% da população tem problemas alimentares.
Melhores cursos de Fonoaudiologia do Brasil
Caso você tenha se interessado sobre o curso de Fonoaudiologia ,então fique sabendo tudo sobre o curso de Fonoaudiologia, sobre como o profissional da área trabalha e fique sabendo dos melhores cursos de Fonoaudiologia do Brasil. Dentre as melhore universidades do Brasil que oferecem o curso de Fonoaudiologia se destacam principalmente: USP (SP), Unifesp (SP), PUC-SP, USP (SP), UFSM (RS) e UFPE (PE).
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) umas das melhores universidades do país que oferecem o curso de Fonoaudiologia
Todos os anos são abertas 30 vagas para o curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A duração do curso de Fonoaudiologia da UFPE é de 8 semestres, sendo que a duração máxima do curso é de 12 semestres, a carga horária ao todo são de 3.975 de horas, dentre aula e estágio obrigatório para conclusão do curso. O profissional de Fonoaudiologia, titulado fonoaudiólogo, é capaz de analisar, compreender e sistematizar todas as idéias e conhecimentos do campo de prevenção de doenças e distúrbios nas áreas de linguagem, audição, motricidade orofacial, saúde coletiva e a voz. A Universidade Federal de Pernambuco disponibiliza os cursos de Fonoaudiologia para os turnos da manhã e da tarde.
Uma das universidades mais conceituadas do Brasil no ramo da Fonoaudiologia a Universidade de São Paulo (USP)
A USP é uma das melhores universidades do país e é muito conhecida e conceituada no mercado de trabalho. Sobre o curso de Fonoaudiologia oferecido pela USP, a duração do curso é de 8 semestres e a carga horária total do curso é de 4.200 horas, sendo divida em 3.000 horas de aula e em 1.200 horas de estágio obrigatório. Durante o curso o aluno estuda as matérias de: Metodologia de Pesquisa, Fundamentos em Fonoaudiologia, Psicologia, Linguística, Fundamentos de Física e Biofísica, Anatomia, Fisiologia, Histologia e Embriologia, Bioquímica, entre várias outras matérias.
Sobre o curso de Fonoaudiologia oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
A PUC-SP é uma universidade de grande nome e reconhecimento no Brasil inteiro e o curso de Fonoaudiologia oferecido pela PUC-SP não é diferente. O curso de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo tem a duração de 8 semestres e a sua cara horária é de 3.485 horas. E disponibiliza 40 vagas por turma de Fonoaudiologia.
Sobre o curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
O curso de Fonoaudiologia oferecido pela Universidade Federal de São Paulo é de turno integral e tem a duração de 4 anos. Por ser uma universidade federal, o curso de Fonoaudiologia não é pago igual as outras universidades aqui comentadas. Com um grande nome no mercado de trabalho a Unifesp prepara bons profissionais do ramo de Fonoaudiologia que são capazes de realizar plenamente o trabalho e o processo de comunicação do ser humano.